Implantação e Treinamento de CIPA

Apresentação

A Norma Regulamentadora – NR 5 da Portaria 3214/78 estabelece que as empresas promovam anualmente o “Treinamento para os membros da CIPA”. Em razão das constantes transformações tecnológicas, este treinamento vem ao encontro de outras necessidades, principalmente no que diz respeito à identificação de riscos e adoção de ações preventivas que evitem a ocorrência de acidentes de trabalho.

Tornar o ambiente de trabalho saudável e constituir processos produtivos e ambientes seguros deve ser uma meta base de todas as indústrias. Uma das alternativas para que isso possa ser alcançado é por meio de uma atuação efetiva da CIPA, permitindo e apoiando a elaboração e implementação de políticas e programas eficazes de segurança e saúde no trabalho.

Dessa forma, visa também contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores, bem como preservar o patrimônio e evitar as perdas decorrentes dos infortúnios laborais para as empresas, além de reduzir gastos públicos na área de saúde e previdência social.

Público Alvo

Este curso é dirigido a todos os profissionais que participem ou irão participar de uma CIPA (efetivos, suplentes ou designados) e necessitam ser treinados.

Objetivo

O objetivo do curso é orientar os participantes da comissão para desenvolverem ações de prevenção a acidentes de trabalho na empresa, identificando os riscos de acidentes e elaborando medidas para reduzir ou eliminar tais riscos.

Carga Horária

20 horas

Conteúdo Programático

• Estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo.
• Metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho.
• Noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos existentes na empresa.
• Noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS, e medidas de prevenção.
• Noções sobre as legislações trabalhista e previdenciária, relativas à segurança e saúde no trabalho.
• Princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos.
• Organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da Comissão.