O Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio – PPCI é um processo que contém um conjunto de documentos formais, que define todos os sistemas de proteção exigidos, e que todo o proprietário ou responsável pelas áreas de risco de incêndio e edificações deve encaminhar ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul − CBMRS.
O procedimento de apresentação do PPCI previsto por resolução técnica, é utilizado para diversas categorias de imóveis, desde as residências até as indústrias. Considerando que as especificações e necessidades entre as categorias são diferentes, resolvemos criar planos específicos para cada uma delas, oferecendo desta forma, um serviço altamente especializado.
Este é um processo que tem como objetivo proteger a vida dos ocupantes de edificações, através de ações que evitam a propagação do fogo e reduzem os danos materiais. Além disso, é um plano obrigatório a todas as edificações existentes, exceto residências unifamiliares.
O PPCI também é uma exigência de todas as seguradoras, para a liberação do pagamento do valor da indenização do seguro, e caso este esteja irregular, o pagamento não é liberado. A falta do PPCI também acarretará multas mensais, de valor progressivo (ou seja, praticamente dobra os custos e despesas) até sua regularização.
Possuímos total competência e domínio do processo, isso devido ao conhecimento técnico e experiência da nossa equipe, que já proporcionou a inúmeros clientes, imóveis protegidos e regularizados de forma prática e qualificada.
Especificações e documentos do projeto
A apresentação do PPCI obedece todas resoluções técnicas, leis e normas sobre segurança, prevenção e proteção contra incêndio, sendo os principais itens:
• Planta Baixa e em corte, contendo todos os itens e sistemas referentes à prevenção de incêndio;
• Memorias descritivos dos equipamentos obrigatórios para a edificação;
• Laudos técnicos necessários, como Laudo Estrutural, Laudo Elétrico, Laudo SPDA, Laudo de Estanqueidade, etc;
• Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) de forma a assumir a responsabilidade civil, penal e ambiental por todo o projeto. ART é registrada no Conselho de Engenharia e Agronomia (CREA) do estado do Rio Grande do Sul.
Após aprovação do projeto, também é realizada a etapa de Execução, onde é acompanhado junto ao local toda a implantação dos itens de segurança contra incêndio, até a vistoria final do Corpo de Bombeiros.
Todos os procedimentos executados e certificados recebem o alvará do Corpo de Bombeiros com validade de 3 (três) anos para edificações de baixo risco e de 1 (um) ano para as demais edificações. Deve ser executada nova inspeção antes do vencimento do prazo ou se houver alguma alteração no estabelecimento.